quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo Informativo: Bourdieu e a Educação Capítulo 2

NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação 2 ed. Belo Horizonte: Auténtica, 2006, pp.33 à 56

O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica como Bordieu concebe e analisa a realidade social.Tem como objetivo estabelecer uma síntese entre as três tradições sociológicas e filosóficas de reflexão sobre as produções simbólicas. Para tanto, os autores se auxiliam de Pesquisa Bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa baseia-se no enfoque crítico-dialético,com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o livro O poder simbólico (1989). A pesquisa revelou que segundo Bordieu, os casos de desasjustamento entre o habitus e as condições objetivas de existência nos mostram que o espaço social seria algo ativo.Porém, o conhecimento prático obtido ao longo de sua socialização passada introduzida na forma de habitus, nem sempre seria capaz de guiá-los, no entanto, da melhor forma possível na ocasião presente. 

Palavras-chaves: Produções simbólicas. Realidade social. Tradições sociológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário