quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Resumo Informativo: Bourdieu e a Educação Capítulo 4

NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação 2 ed. Belo Horizonte: Auténtica, 2006, pp.83 à 101

 O presente trabalho, discute por meio de pesquisa teórica as relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes. Tem como objetivo mostrar na perspecitiva de Bordieu que a escola não é uma instância neutra. Para tanto os autores se auxiliam da Pesquisa Bibliográfica, com base nos princípios metodológicos da dialética-marxista. A pesquisa se fundamenta no enfoque crítico-dialético, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi Bordieu (1974). A pesquisa revelou, a ideia de uma "pedagogia racional", como solução para a lógica da acumulação do privilégio cultural por meio da escola, pois como já vimos ela faz com que o capital cultural continue com quem o possue desde a infânicia.

Palavras-chaves: Sistema de ensino. Pedagogia.  Capital cultural .

Nenhum comentário:

Postar um comentário